top of page

STF reconhece decreto de Lula que impõe controle sobre o acesso da população a armas

  • Foto do escritor: CanalNBS
    CanalNBS
  • 16 de fev. de 2023
  • 1 min de leitura

Com a decisão, o STF ainda suspende os processos que questionavam a legalidade das novas regras

ree

CANAL NBS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reconheceu, na noite de quarta-feira (15), o decreto do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que impõe um controle maior sobre o acesso da população a armas. Com a decisão, o STF ainda suspende os processos que questionavam a legalidade das novas regras.


Gilmar Mendes justificou dizendo que o objetivo da medida é impedir a "flexibilização das normas de acesso a armas de fogo e munições no Brasil enquanto se discute nova regulamentação da matéria". O ministro ainda ressaltou que o armamento da população não é um direito assegurado pela Constituição brasileira.

O decreto revoga uma série de normas do governo Jair Bolsonaro (PL), que ampliava o acesso a armas no Brasil, e foi editado por Lula assim que assumiu a Presidência. Segundo o ministro, a suspensão dos processos nas instâncias inferiores ainda buscou evitar decisões conflitantes na própria Justiça sobre o assunto.


O que determina o decreto de Lula:

suspendeu novos registros de armas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e por particulares; reduziu os limites para compra de armas e munição de uso permitido;

suspendeu novos registros de clubes e escolas de tiro; suspendeu a concessão de novos registros para CACs; criou um grupo de trabalho para propor nova regulamentação para o Estatuto do Desarmamento, de 2003; estabeleceu que todas as armas compradas desde maio de 2019 sejam recadastradas pelos proprietários em até 60 dias.

LOCAÇÃO DE ESTÚDIO PARA GRAVAÇÃO DE PODCAST
Comprar


Comentários


LOJINHA NBS.gif
bottom of page